As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além
da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são
meios que contribuem enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança
(Piaget, 1976). A importância de brincar na educação infantil está expressa por
lei incluída no “Referencial Curricular de Educação Infantil” (MEC/SEF/DPE,
1998), publicação nacional do MEC. O brincar é uma atividade espontânea e
difere do jogo, pois este possui regras e limites, por isso a proposta de
utilização destes recursos, deve estar de acordo com a faixa etária abordada na
ocasião (Friedmann, 2004,1994).
Segundo Piaget (1967), " O JOGO NÃO PODE SER VISTO APENAS COMO DIVERTIMENTO OU BRINCADEIRA PARA DESGASTAR ENERGIA, POIS ELE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO, AFETIVO E MORAL". Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.
Sem a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo. Brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano, na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação.
O BRINCAR FAVORECE:
* COMPETÊNCIA SOCIAL; * SENSO DE MORALIDADE E DE VALORES; * COMPREENSÃO DOS PAPÉIS E REGRAS DE UMA COMUNIDADE; * COORDENAÇÃO MOTORA;* ORALIDADE; * INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
ELE JOGA, EU JOGO E NÓS APRENDEMOS.
Diante de um jogo, crianças e adolescentes dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram - ou lamentam - e propõem uma nova partida.
Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua
importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a
construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas,
desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.
ALGUNS JOGOS PEDAGÓGICOS.
SUDOKU
Objetivos didáticos:
Formular hipóteses e verificar se elas se confirmam.
Objetivo do jogo:
Preencher nove diagramas com nove casas cada, sem repetir os números de 1 a 9.
JOGO DA MEMÓRIA
Objetivos didáticos:
As crianças desenvolvem estratégias de memorização neste divertido jogo de cartas.
Objetivo do jogo:
Estabelecer relações entre imagens e posição no tabuleiro.
Acesse o link abaixo e confira mais informações!
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-memoria-599493.shtml
Sugestões para confecção do jogo da memória.
O Jogo da memória pode ser criado com material reciclável.
Aproveitem, vamos usar a criatividade para ensinar e divertir a garotada. O resultado final gerar aprendizagem.
muito bom
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